No dia 11 de outubro, celebramos o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física.
A data foi instituída pela Lei nº 11.133, de 2005, e tem como objetivo ampliar a visibilidade sobre os direitos, conquistas e desafios enfrentados por milhões de brasileiros. De acordo com o último Censo do IBGE, mais de 6,5% da população brasileira declara possuir algum tipo de deficiência física, o que reforça a importância de políticas públicas de inclusão e acessibilidade.
Em Maricá, essa luta é diária. Nosso compromisso é com a construção de uma cidade acessível, na qual barreiras físicas e sociais sejam substituídas por pontes de respeito, oportunidade e participação plena. Inclusão significa desde garantir rampas e transporte adaptado até combater o capacitismo — aquele preconceito que, muitas vezes, aparece disfarçado de elogio, mas que limita e subestima capacidades. O que define cada pessoa não é a deficiência, mas sim sua história, seus sonhos e sua vontade de ir além.
#ParaTodosVerem
Card com fundo predominantemente vermelho no topo e branco na parte direita.
No canto superior esquerdo, um selo branco indica "11 out". Em letras brancas sobre o fundo vermelho, está escrito "Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física".
Estendendo-se para a área branca, a frase principal em letras brancas grandes, chamativas e em caixa alta: "Inclusão é mais que um direito, é a base para uma sociedade justa para todos". A palavra "todos" está em um tamanho de fonte ainda maior, destacada em negrito.
No canto direito, há a foto de uma jovem mulher sentada em uma cadeira de rodas azul. Ela tem cabelos castanhos presos em um coque e usa um suéter de tricô cinza com detalhes brancos. Ela está lendo atentamente um livro aberto que segura com as duas mãos e parece concentrada na leitura.
Na parte inferior do card estão os logotipos do Centro de Referência em Políticas Inclusivas de Maricá, ONG Contato, Secretaria da Pessoa com Deficiência e Inclusão, e Prefeitura de Maricá.
No canto superior direito, sobre o fundo vermelho, há três ícones brancos de redes sociais: um coração (curtir), uma nuvem de balão de fala (comentar) e um avião de papel (compartilhar).